sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Relato atividade final - Paula S. Rogério

Relato:
O curso "Leitura em Contexto Digital" foi muito importante para minha formação continuada. Durante a realização das atividades propostas no curso, pudemos refletir um pouco mais sobre o papel das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a prática docente. Pudemos refletir que o acesso às novas Tecnologias da informação não trocou apenas o caderno pelo computador, mas foi muito além,  transformou a maneira de estudar. Atualmente os meios de comunicação despejam uma imensa quantidade de informações e, na maioria das vezes, não sabemos lidar com elas. É por esse motivo que o ensino mudou. Ensinar não é mais transmitir informações, uma vez que elas ficam rapidamente ultrapassadas. Ensinar atualmente é fazer com que os alunos desenvolvam habilidades e competências para continuarem aprendendo.
Durante o curso realizamos também muitas atividades que ampliaram nossos conhecimentos sobre o que é ler. A leitura é uma habilidade, que se desenvolvida com competência, vai permitir que o cidadão continue aprendendo quando sair da escola. A leitura é fundamental, o aluno não progride nos estudos se não souber ler bem. Gostei especialmente das atividades propostas de pré-leitura, pois permite direcionar a leitura do texto.
O curso também abordou que as ferramentas de comunicação podem ser síncrona ou assíncrona. Pudemos realizar isso na prática, pois trocamos informações nas atividades do fórum, mas de forma assíncrona.
O curso solicitou, também,  a produção de um blog, atividade importante que pode permitir que os membros do grupo continuem trocando informações com as postagens no blog construído, depois que concluirmos o curso. Além do próprio blog, pudemos conhecer o blog dos outros colegas de curso.
Por fim, o fato desse curso ser desenvolvido totalmente on-line, permiteiu que mais professores pudessem realizá-lo do que se ele fosse presencial.

.
Paula S. Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário